O Ministério da Saúde recomenda a utilização de máscaras caseiras ao sair de casa com a finalidade de auxiliar o combate à propagação do vírus.
As máscaras são eficazes somente quando usadas em combinação com a limpeza frequente das mãos com água e sabão ou higienizadas com álcool em gel 70%. As máscaras devem ser amarradas atrás da cabeça, cobrir completamente nariz e boca e ficar rente à bochecha; e devem ser trocadas sempre que ficarem úmidas (em aproximadamente 2 horas). Após o uso, retire-as de trás para frente, descarte-as em local adequado e lave as mãos.
Manter a pessoa em ambiente restrito, com mínimo contato com outras pessoas do domicílio. Além disso, é importante manter o ambiente limpo e arejado constantemente. Os demais moradores devem evitar contato com talheres e roupas do paciente, que precisam ser higienizadas separadamente. Se houver idosos no mesmo local, considere remover a pessoa doente ou os idosos para um ambiente mais seguro.
As pessoas em convívio com alguém confirmado, mesmo não estando com sintomas ou tendo diagnóstico positivo, também devem evitar sair de casa para não expor outras pessoas ao vírus.
Não. Os médicos tratam os sintomas para evitar o agravamento da doença e reduzir o desconforto.
Pacientes com desconforto respiratório precisam de internação e podem precisar de suporte em unidade de terapia intensiva.
Embora os estudos científicos na área sejam escassos e recentes, ainda não há evidências de transmissão do coronavírus através do leite materno. É importante o uso de máscaras e álcool gel 70%, além de discutir com o seu médico a melhor alternativa neste momento tão delicado.
Elas são tão vulneráveis quanto os adultos. Portanto, é importante seguir medidas de prevenção recomendadas. Caso apresentem sintomas, sem problemas respiratórios, é melhor deixá-lo em casa e fazer o tratamento convencional, com analgésico. Hospitais devem ser evitados para não entrar em contato com potenciais infectados. Somente com sintomas mais graves, como falta de ar forte, é necessário procurar um médico.
A infecção por coronavírus pode, sim, desencadear um ataque de asma, segundo fundação de estudos sobre a doença no Reino Unido. A entidade recomenda o uso de inalador preventivo diário, como recomendado pelo médico particular, para evitar riscos.
Os pacientes com câncer devem evitar contato com qualquer pessoa que tenha sintomas gripais e/ou que esteja em investigação para possível infecção pela COVID-19. Devem também evitar contato com pessoas que estejam chegando do exterior, com ou sem sintomas gripais.
- Evitar ambientes fechados e principalmente aglomerações.
- Evitar contato físico, como cumprimentar com beijos e abraços.
- Visitas hospitalares devem se restringir àquelas estritamente necessárias.
- Higienizar regularmente as mãos com álcool gel 70% por 20 a 30 segundos ou lavar com água e sabão por 40 a 60 segundos. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca. Cobrir com o antebraço o nariz e boca ao tossir ou espirrar.
- Não interrompa sob NENHUMA HIPÓTESE seu tratamento oncológico. Converse com seu médico sobre a melhor forma de você continuar realizando o seu tratamento sem correr riscos.
- Caso apresente sintomas sugestivos de infecção pelo coronavírus, como febre, coriza, tosse seca e falta de ar, entrar em contato imediato com seu médico ou procurar um serviço de saúde.
A coleta é simples, realizada por meio de uma amostra de secreção nasal ou saliva. Nossa equipe realiza o teste em hospitais (pacientes internados), coleta domiciliar, drive-thru* ou em unidades exclusivas COVID-19.
*Atendimento exclusivo para Brasília, Salvador, Campinas, Belém e Palmas.
As unidades dedicadas para coleta de exames para COVID, são totalmente preparadas para controle de fluxo de pessoas, higiene, desinfecção e precaução de contato.
Para realizar a coleta:
- Se realizado na modalidade particular, não requer pedido médico;
- É necessário ir até a unidade SABIN utilizando a própria máscara;
- Não é recomendado levar acompanhantes, para evitar aglomeração de pessoas no ambiente do laboratório, salvo casos de pessoas que necessitem de acompanhamento.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu que este teste deve ser coberto pelos convênios. Existem negociações pontuais sendo realizadas entre prestadores de serviço e laboratórios, mas a maioria dos acordos já foram acertados. Então, boa parte dos indivíduos que possuem convênio vão conseguir fazer o exame do coronavírus por meio desse serviço.
Evite tempo de espera na Central de Atendimento consultando com antecedência sua operadora de saúde sobre a cobertura deste exame.
Nos estágios iniciais da infecção (sem sintomas), é possível que o vírus não seja detectado. Contudo, um resultado negativo para amostras coletadas enquanto uma pessoa apresenta sintomas, provavelmente significa que o vírus COVID-19 não está causando a doença atual.
Ambos os testes detectam a presença do vírus SARS-CoV-2 no organismo. A diferença está na análise: o PCR (considerado padrão ouro) detecta o RNA do vírus, enquanto a Pesquisa de Antígenos avalia a proteína. Além disso, o segundo exame é realizado como uma alternativa em situações que não se pode aguardar o tempo de liberação do PCR, como urgências hospitalares, por exemplo.
Alguns convênios cobrem o teste de Pesquisa de Antígenos SARS-CoV-2. Recomendamos que sempre consulte a cobertura do seu plano de saúde junto à operadora do serviço antes de realizar os procedimentos.
A principal diferença é que esse é um teste que avalia a função de ligação da proteína do vírus (Spike) e da proteína humana (ACE2). Nesse exame, qualquer tipo de anticorpo que iniba a ligação entre essas duas proteínas vai positivar o teste. Ele não precisa ser designado especificamente para detectar uma proteína ou um anticorpo específico como nos outros exames.
Pessoas que suspeitamente tiveram COVID-19 e não obtiveram confirmação de diagnóstico por um método de diagnóstico precoce e pessoas que desejam saber se apareceram anticorpos após a vacinação.
Basicamente, é uma amostra de sangue habitual, como realizado em outros exames de rotina. O material coletado é analisado em um sistema automatizado no laboratório e o resultado é disponibilizado em poucos dias.
O teste avalia a inibição da ligação entre o vírus e a célula do hospedeiro. Dessa forma, ele é medido em porcentagem, variando de 0 a 100%.
- Inferior a 20%: Não detectados neutralizantes.
- Entre 20% e 29%: Indeterminado. Resultado inespecífico ou indica contato prévio com SARS-CoV-2 (correlacionar com dados clínico-epidemiológicos).
-
Superior a 30%:
Presença de neutralizantes.
O teste molecular RT-PCR detecta RNA do vírus SARS-CoV-2 pelo método convencional, em equipamentos grandes e capazes de fazer longas rotinas. Já o teste chamado PCR Express, também detecta o RNA do vírus SARS-CoV-2 (em um método que faz a identificação do RNA por meio de amplificação isotérmica, com um método também molecular), mas que utiliza uma tecnologia modificada, capaz de detectar o vírus em um equipamento menor e com maior agilidade, considerado um Point of Care. É uma tecnologia registrada pelo FDA e ANVISA, validado e aprovado pelo Núcleo Técnico do Laboratório Sabin, garantindo assim especificidade e sensibilidade adequada para a detecção do vírus em alguns minutos.
A maior diferença entre os exames, porém, está no tempo de reação, refletindo diretamente no prazo de entrega do resultado.
- Brasília
Drive-thru: SAAN, Quadra 03.
Unidade hospitalar: Unidade Hospital Alvorada (Asa Sul) e Unidade Hospital Daher (Asa Sul).
- Demais regiões:
Em algumas regiões, o PCR Express pode ser realizado em unidades convencionais, unidades COVID-19, drive-thrus ou por atendimento móvel (domicílio). Antes de solicitar o seu exame, consulte as modalidades de atendimento disponíveis na central telefônica da sua região.
A principal diferença é a forma de realizar. O teste rápido é realizado por imunocromotografia e obviamente tem a grande vantagem de ter um resultado rápido naquele momento, mas ele não permite comparação de resultados. É apenas qualitativo, é sim ou não. Já os testes sorológicos convencionais, realizados em equipamentos (por elisa ou quimioluminescência), soltam o resultado que pode ser comparado e acompanhado prospectivamente e apresentam melhor sensibilidade do teste.
Existem quatro grupos principais de imunoglobulinas e, entre elas, estão a IgG e a IgM. Então, seja IgM ou IgG, a resposta e a conclusão que se tem de um exame positivo é: o indivíduo teve contato com o vírus em algum momento. Se for IgM positivo, possivelmente (o contato) foi há pouco tempo e pode desaparecer logo, ou até mesmo aparecer ao mesmo tempo que o IgG. Se for IgG positivo, o anticorpo é mais persistente e fica presente por algum tempo como marcador de contato ou doença pregressa.
Não podemos dizer que um indivíduo que tem IgG positiva, é um indivíduo que tem proteção, por exemplo, para um novo episódio de infecção pela COVID-19.
A sorologia, em suma, tem a função de identificar o indivíduo que teve contato com o vírus. A principal diferença entre os exames está na avaliação: a Dosagem de Anticorpos Totais analisará a resposta imune do paciente de forma geral, detectando a presença de anticorpos independente de suas classes. Já as demais sorologias, classificam quais tipos de anticorpos estão presentes no organismo.
Cabe ao médico responsável pelo seu atendimento escolher o tipo de exame adequado para você.
Alguns convênios cobrem os exames de Anticorpos Totais e as sorologias quantitativas IgG e IgM/IgG (dupla). Recomendamos que sempre consulte a cobertura do seu plano de saúde junto à operadora do serviço antes de realizar os procedimentos.
Você pode realizar as sorologias em todas as nossas unidades de atendimento, por coleta domiciliar e drive-thru.
Caso sejam realizados na modalidade particular, os exames não requerem apresentação do pedido médico.
O atendimento drive-thru está disponível apenas para Brasília, Salvador, Campinas, Belém e Palmas.
Acesse o menu “Minha conta” e clique na opção “Esqueci meus dados de acesso”. Informe o e-mail cadastrado e clique em “Enviar”. Um e-mail será encaminhado a você com as orientações de como recuperar a sua senha.
Caso não possua um CPF, entre em contato com a Central de Atendimento da sua região para receber orientações. Consulte a lista telefônica clicando AQUI
As notas fiscais são enviadas automaticamente para o seu endereço de e-mail. Caso não tenha recebido, faça a solicitação clicando AQUI e selecionando Nota Fiscal no campo ASSUNTO.
A validade do voucher é de 15 dias corridos.
Para renovação da validade do voucher, você pode solicitar clicando AQUI e depois selecionar Emissão de Voucher no campo ASSUNTO. Você também pode falar com um dos nossos colaboradores na Central de Atendimento da sua região. Consulte a lista telefônica clicando AQUI.
O prazo de validade do voucher pode ser estendido por mais 15 dias.
Para cancelar uma compra você deve solicitar clicando AQUI e depois selecionar Cancelamento no campo ASSUNTO informando os seus dados e o motivo do cancelamento, bem como o número do pedido. Você também pode falar com um dos nossos colaboradores na Central de Atendimento da sua região. Consulte a lista telefônica clicando AQUI.
Conforme nota técnica Nº 1203/2021 Ministério da Saúde, as vacinas covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas ou em qualquer intervalo.
A loja virtual do Sabin trabalha com as opções de pagamento em cartões de débito e crédito.
Caso a bandeira do seu cartão não esteja disponível na opção de pagamento, entre em contato com a Central de Atendimento da sua região para receber orientações. Consulte a lista telefônica clicando AQUI.
Consulte os horários de funcionamento dos drive-thrus disponíveis na sua região clicando AQUI.
Entre em contato com a Central de Atendimento da sua região para receber orientações. Consulte a lista telefônica clicando AQUI.
Entre em contato com a Central de Atendimento da sua região para receber orientações. Consulte a lista telefônica clicando AQUI.
As regras de embarque podem variar de acordo com a empresa de viagem contratada. Para checar a validade do seu exame, entre em contato com a companhia aérea.
Durante a compra do produto na loja virtual, selecione a opção “EM DOMICÍLIO” e finalize o seu pedido normalmente. A equipe responsável pelos atendimentos móveis entrará em contato em até 3 dias úteis para agendar o serviço.
Entre em contato com a Central de Atendimento da sua região para receber orientações. Consulte a lista telefônica clicando AQUI.
Entre em contato com a Central de Atendimento da sua região para receber orientações. Consulte a lista telefônica clicando AQUI.
Entre em contato com a Central de Atendimento da sua região para receber orientações. Consulte a lista telefônica clicando AQUI.
Entre em contato com a Central de Atendimento da sua região, informe os dados de compra do produto e os dados do seu passaporte para atualização do seu cadastro. Consulte a lista telefônica clicando AQUI.
Entre em contato com a Central de Atendimento da sua região para receber orientações. Consulte a lista telefônica clicando AQUI.
A equipe responsável pelos atendimentos móveis entrará em contato em até 3 dias úteis após a solicitação para agendar o seu serviço.
Entre em contato com a Central de Atendimento da sua região para verificar a possibilidade de ajuste dos dados. Consulte a lista telefônica clicando AQUI.
Compras na loja virtual exigem que informe um número de CPF no cadastro. Caso não possua um CPF, entre em contato com a Central de Atendimento da sua região para receber orientações. Consulte a lista telefônica clicando AQUI.
Compras na loja virtual exigem que informe um número de CPF no cadastro. Caso o seu filho não possua um CPF, entre em contato com a Central de Atendimento da sua região para receber orientações. Consulte a lista telefônica clicando AQUI.
Não. Para receber a vacina, é necessário que o indivíduo esteja sem febre há pelo menos 48 horas (2 dias).
Para renovação da validade do voucher, você pode solicitar clicando AQUI e depois selecionar Emissão de Voucher no campo ASSUNTO. Você também pode falar com um dos nossos colaboradores na Central de Atendimento da sua região. Consulte a lista telefônica clicando AQUI.
O prazo de validade do voucher pode ser estendido por mais 15 dias.
Não. Neste caso, a compra é cancelada e o valor pago é devolvido ao cliente. Entre em contato com a Central de Atendimento da sua região para receber mais orientações. Consulte a lista telefônica clicando AQUI.
Caso a equipe responsável pelo atendimento móvel não entre em contato no prazo de até 3 dias úteis após a solicitação de agendamento, clique AQUI e envie uma mensagem para relatar o problema. Você também pode falar com um dos nossos colaboradores na Central de Atendimento da sua região. Consulte a lista telefônica clicando AQUI.
Na unidade VEGA a entrega de resultados segue os horários abaixo:
Segunda a sexta: 07h às 22h
Sábados e domingos: 07h às 19h
Nas unidades Prime e CE a entrega de resultados segue os horários abaixo:
De segunda a sexta das 07h às 19h
Aos sábados de 07h às 12h
Não é recomendável que mulheres grávidas realizem estes exames por causa da radiação. Sendo realizados apenas em casos considerados graves.
Contraste é uma substância à base de iodo que é injetada no sistema venoso do paciente para opacificar e mostrar com mais detalhe os vasos e órgãos estudados.
Quando o contraste é injetado o paciente poderá sentir calor e leve vontade de urinar, sendo essas reações consideradas normais.
Não, são apenas maneiras diferentes de definir o mesmo exame.
O paciente pode pegar o laudo em qualquer unidade, porém as imagens serão retiradas apenas na unidade que o paciente realizou o exame. é somente retirada na unidade que ele realizou o exame, Vega ou RA.
Somente no RA: Para realização de exames com sedação a solicitação desse ser feita e estar descrita pelo médico.
Não. Essa informação foi divulgada por um estudo publicado em 1998, motivado por interesses comerciais e sem evidências consistentes. Inúmeras pesquisas atuais comprovam que não há ligação entre vacinas e o autismo/transtornos autistas.
Não. As vacinas possuem os mesmos componentes que causam a doença, mas são enfraquecidos ou mortos. Assim, estimulam nosso corpo a produzir anticorpos e nos trazer imunidade. As reações adversas temporárias que algumas pessoas podem sentir após a vacinação, como braço dolorido e febre ligeira, são apenas um sinal de que o sistema imunológico está funcionando.
Devido às mutações genéticas pelas quais o vírus passa ao longo do tempo, o nosso sistema imune não reconhece o vírus modificado e, assim, não temos defesa contra ele. Todos os anos uma nova vacina é produzida considerando as novas variantes que mais causaram infecção em todo o mundo, como a variante Darwin da cepa H3N2, por exemplo.
A vacina da rede privada é quadrivalente, oferecendo proteção ampliada contra quatro tipos de vírus que causam a doença. Entre eles, está o vírus Influenza tipo B cepa Yamagata, que possui maior circulação entre as crianças. Já a vacina da rede pública é a trivalente, ou seja, inclui apenas três tipos de vírus que causam a gripe.
Na versão de 2022, foi introduzida a nova cepa do subtipo A da Influenza, a H3N2 (Darwin). Descoberta na Austrália, ela foi responsável por surtos regionais no Brasil no início do ano.
A gripe é uma infecção aguda que atinge, mundialmente, mais de 600 milhões de pessoas todos os anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 650 mil pessoas infectadas evoluem de forma grave e apresentam complicações.
A doença pode evoluir e prejudicar o funcionamento de órgãos distintos como pulmões, cérebro e até o coração. Pessoas com o sistema imunológico comprometido estão mais sujeitas a contraírem infecções graves em decorrência da gripe, como a pneumonia, que também é prevenida por vacinação específica.
A vacina é indicada a todos os adultos, adolescentes, idosos e crianças a partir dos 6 meses de idade (sobretudo, acima dos 5 anos). Também é recomendada para pessoas de risco clínico e portadores de comorbidades – Doenças crônicas: respiratórias, cardíaca, renal, neurológica; Diabetes mellitus tipo I e II; Imunossupressão; Imunodeficiência; Transplantados (órgãos sólidos e medula óssea) e portadores de trissomias.
Compra: loja virtual e unidades de vacinação Sabin.
Aplicação: Atendimento móvel e unidades de vacinação Sabin. Em Brasília, os clientes possuem a opção de atendimento via drive-thru.
Atualmente, não há evidência de que as vacinas desenvolvidas para outras condições clínicas protejam contra a Covid-19.
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)
Conforme nota técnica Nª1203/2021 do Ministério da Saúde, as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea com os demais imunizantes ou em qualquer intervalo entre doses.
Fonte: Ministério da Saúde
As vacinas contra a Covid-19 ainda não estão disponíveis para a venda no Brasil. Até o momento, a vacinação é oferecida apenas pelo SUS, de acordo com o calendário vacinal de cada região.
No Brasil, as autoridades em saúde recomendam que as duas primeiras doses da vacina sejam do mesmo fabricante. A dose de reforço deve ser administrada conforme esquemas e combinações divulgadas pelo Ministério da Saúde.
Como a duração da proteção gerada pela própria doença é desconhecida e por existir a possibilidade de reinfecção, ainda que rara, a vacinação é indicada independentemente de histórico de doença ou infecção pelo SARS-CoV-2. Contudo, para vacinar é necessário aguardar no mínimo quatro semanas após o início dos sintomas ou do primeiro resultado positivo no exame RT-PCR.
Fonte: Sociedade Brasileira de Imunização – SBIm