Você está em:
Libras
Acessibilidade
Fechar

Atenção:

Em decorrência do feriado em Cristalina/GO no dia 18/07, a unidade Sabin estará aberta das 06h às 12h.

Vacina da Dengue:

A vacina contra a Dengue está disponível no Sabin! Adquira a 1ª ou a 2ª dose na Loja Virtual e em todas as unidades de vacinas. Ou, se preferir, compre o combo somente na Loja Virtual. Clique aqui e saiba mais.

Vacina da Dengue:

Informamos que a vacina da Dengue (QDENGA®) está disponível nas unidades Sabin! Clique aqui e garanta a sua dose.

Informativo:

Para melhor atendê-lo, nossa unidade Matriz, localizada na Avenida Cipriano Del Fávero, 515, Centro, abrirá aos sábados e domingos, das 06h às 18h. Aproveite para ficar com a saúde em dia conosco!

Informativo:

Informamos que a segunda dose da vacina da dengue (QDENGA®) encontra-se disponível nas unidades Sabin de vacinação para clientes que tomaram a primeira dose conosco. Clique aqui, encontre a unidade mais próxima e garanta a sua dose!

Dengue x Gripe: Tire suas dúvidas sobre a vacinação

Publicado em: 08/03/24 às 15:42

O Brasil está enfrentando uma onda de casos de dengue e o número de pessoas infectadas ou com suspeita da doença, cresce diariamente. Segundo o Ministério da Saúde, já foram registrados mais de 1 milhão de casos (prováveis e confirmados) em 2024 e, com a chegada do outono (período de alta incidência de doenças respiratórias), a situação epidemiológica pode se agravar.

Nesse contexto, os cuidados preventivos com a saúde se tornam ainda mais importantes, como atualizar o cartão de vacinação. A Influenza (Gripe), por exemplo, é uma infecção respiratória comum nessa época e que atinge cerca de 1 bilhão de pessoas todos os anos*, mas pode ser evitada por meio da imunização.

*Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIM.

_

Tem alguma dúvida sobre a vacinação contra essas doenças?

Confira algumas informações importantes:

Quem pode se vacinar contra a gripe?
Todas as pessoas a partir dos 6 meses de vida. Pessoas com risco clínico e portadores de comorbidades**, gestantes e profissionais da saúde também devem se vacinar. Para idosos, é recomendada a vacinação com Efluelda.

O esquema para crianças entre 6 meses e 8 anos de idade: duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo de um mês e dose única nos anos seguintes.

A partir de 9 anos: dose única anual.

**Doenças crônicas: respiratórias, cardíaca, renal, neurológica; Diabetes mellitus tipo I e II; Imunossupressão; Imunodeficiência; Transplantados (órgãos sólidos e medula óssea) e portadores de trissomias.

Para quem é indicada a vacinação contra a dengue?
Pessoas de 4 a 60 anos***, independente de já ter tido dengue ou não. Acima dos 60 anos de idade, é preciso ter pedido médico.

Esquema vacinal de duas doses com intervalo de 3 meses.

***Contraindicada para gestantes, lactantes ou nutrizes (amamentação), imunossuprimidos (congênito ou adquirido) e pessoas com hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer excipiente contido na vacina.

Posso tomar a vacina da dengue (1ª ou 2ª dose) e da gripe ao mesmo tempo?

Não. O Ministério da Saúde divulgou recentemente uma nota técnica em que orienta a não aplicar nenhuma vacina junto com a Qdenga. No caso da vacinação para gripe, o intervalo mínimo é de 24 horas.

Quem teve dengue entre as duas doses da vacina Qdenga deve seguir o esquema vacinal?

Sim. Quem teve dengue após a primeira dose também deve completar o esquema, respeitando o intervalo de 30 dias entre o início da doença e a aplicação da segunda dose.

Tive dengue e não tomei a nova vacina contra a doença. Ainda preciso me vacinar? Quanto tempo devo esperar?

Sim, o vírus da dengue possui sorotipos variados e a nova vacina (Qdenga) oferece proteção contra os quatro principais: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Por isso, a vacinação é recomendada mesmo para quem já teve a doença alguma vez. Contudo, quem não se vacinou com Qdenga, deve esperar o intervalo de 6 meses após a infecção para se imunizar.

Quem está gripado pode tomar a vacina da gripe?

Pessoas gripadas se tiverem febre devem adiar a vacinação contra a doença e esperar a melhora dos sintomas.

Posso tomar a vacina da gripe se estou com ou já tive covid-19?

Para tomar a vacina da gripe, é preciso aguardar a recuperação total. Após o fim dos sintomas e do período de isolamento recomendado para pacientes com a doença, a aplicação da vacina é realizada normalmente.

A vacina da gripe protege contra a covid-19?

Não. A vacina contra a gripe é muito importante, mas não protege contra o coronavírus.

Mantenha-se protegido e não esqueça dos cuidados diários! Caso você ou alguém próximo apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dor no corpo, busque acompanhamento médico.

WhatsApp