Dengue x Gripe: Tire suas dúvidas sobre a vacinação
Publicado em: 08/03/24 às 15:42
O Brasil está enfrentando uma onda de casos de dengue e o número de pessoas infectadas ou com suspeita da doença, cresce diariamente. Segundo o Ministério da Saúde, já foram registrados mais de 1 milhão de casos (prováveis e confirmados) em 2024 e, com a chegada do outono (período de alta incidência de doenças respiratórias), a situação epidemiológica pode se agravar.
Nesse contexto, os cuidados preventivos com a saúde se tornam ainda mais importantes, como atualizar o cartão de vacinação. A Influenza (Gripe), por exemplo, é uma infecção respiratória comum nessa época e que atinge cerca de 1 bilhão de pessoas todos os anos*, mas pode ser evitada por meio da imunização.
*Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIM.
_
Tem alguma dúvida sobre a vacinação contra essas doenças?
Confira algumas informações importantes:
Quem pode se vacinar contra a gripe?
Todas as pessoas a partir dos 6 meses de vida. Pessoas com risco clínico e portadores de comorbidades**, gestantes e profissionais da saúde também devem se vacinar. Para idosos, é recomendada a vacinação com Efluelda.
O esquema para crianças entre 6 meses e 8 anos de idade: duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo de um mês e dose única nos anos seguintes.
A partir de 9 anos: dose única anual.
**Doenças crônicas: respiratórias, cardíaca, renal, neurológica; Diabetes mellitus tipo I e II; Imunossupressão; Imunodeficiência; Transplantados (órgãos sólidos e medula óssea) e portadores de trissomias.
Para quem é indicada a vacinação contra a dengue?
Pessoas de 4 a 60 anos***, independente de já ter tido dengue ou não. Acima dos 60 anos de idade, é preciso ter pedido médico.
Esquema vacinal de duas doses com intervalo de 3 meses.
***Contraindicada para gestantes, lactantes ou nutrizes (amamentação), imunossuprimidos (congênito ou adquirido) e pessoas com hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer excipiente contido na vacina.
Posso tomar a vacina da dengue (1ª ou 2ª dose) e da gripe ao mesmo tempo?
Não. O Ministério da Saúde divulgou recentemente uma nota técnica em que orienta a não aplicar nenhuma vacina junto com a Qdenga. No caso da vacinação para gripe, o intervalo mínimo é de 24 horas.
Quem teve dengue entre as duas doses da vacina Qdenga deve seguir o esquema vacinal?
Sim. Quem teve dengue após a primeira dose também deve completar o esquema, respeitando o intervalo de 30 dias entre o início da doença e a aplicação da segunda dose.
Tive dengue e não tomei a nova vacina contra a doença. Ainda preciso me vacinar? Quanto tempo devo esperar?
Sim, o vírus da dengue possui sorotipos variados e a nova vacina (Qdenga) oferece proteção contra os quatro principais: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Por isso, a vacinação é recomendada mesmo para quem já teve a doença alguma vez. Contudo, quem não se vacinou com Qdenga, deve esperar o intervalo de 6 meses após a infecção para se imunizar.
Quem está gripado pode tomar a vacina da gripe?
Pessoas gripadas se tiverem febre devem adiar a vacinação contra a doença e esperar a melhora dos sintomas.
Posso tomar a vacina da gripe se estou com ou já tive covid-19?
Para tomar a vacina da gripe, é preciso aguardar a recuperação total. Após o fim dos sintomas e do período de isolamento recomendado para pacientes com a doença, a aplicação da vacina é realizada normalmente.
A vacina da gripe protege contra a covid-19?
Não. A vacina contra a gripe é muito importante, mas não protege contra o coronavírus.
Mantenha-se protegido e não esqueça dos cuidados diários! Caso você ou alguém próximo apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dor no corpo, busque acompanhamento médico.