Calendário de Vacinação - Prematuros

Calendário de Vacinação - Prematuros

BCG ID

Dose única. Se peso ao nascimento menor de 2.000g, adiar a vacinação até que o recém-nascido/RN atinja peso maior ou igual a 2.000g.

Comentários

Deverá ser aplicada o mais precocemente possível, de preferência ainda na maternidade. Em caso de suspeita de imunodeficiência ou RNs cujas mães fizeram uso de biológicos durante a gestação, a vacina pode estar contraindicada. Conversar com o pediatra.

Hepatite B

Necessário, esquema de quatro doses (0 – 2 - 4 – 6 meses ou 0 -1-2-6 meses) em RNs com peso inferior a 2.000 g ou idade gestacional menor que 33 semanas, sendo a primeira dose nas primeiras 12 horas de vida.

Sobre a imunização: O uso da vacina combinada DTPa-HB-VIP-Hib deve ser considerado, inclusive para RNs hospitalizados. Os RNs de mães HBSAg+ (positiva) devem receber ao nascer, além da vacina, imunoglobulina específica contra hepatite B (IGHAHB), na rede pública (Centros de Imunobiológicos Especiais /CRIEs).

Rotavírus

Vacina de vírus vivos atenuados, oral. Só deve ser aplicada após alta hospitalar. Vacinar na idade cronológica, iniciando aos 2 meses de vida e respeitando a idade máxima limite para administração da primeira dose (3 meses e 15 dias).

Sobre a imunização:Em caso de suspeita de imunodeficiência ou RNs cujas mães fizeram uso de biológicos durante a gestação, a vacina pode estar contraindicada. Conversar com o pediatra.

Poliomielite Inativada/VIP

Vacinar na idade cronológica, iniciando aos 2 meses de vida.

Sobre a imunização:Preferir as vacinas combinadas: DTPa-HB-VIP-Hib e DTPa-VIP-Hib

Pneumocócica Conjugada 13 valente (VPC13)

Vacinar na idade cronológica, iniciando aos 2 meses de vida, conforme o Calendário de Vacinação da Criança.

Sobre a imunização: Recém-nascidos Pré-termos (RNPTs) e de baixo peso ao nascimento apresentam maior risco para o desenvolvimento de doença pneumocócica invasiva, tanto maior quanto menor a idade gestacional e peso ao nascimento.

Influenza (Gripe )

Vacinar na idade cronológica, iniciando a partir dos 6 meses de vida, de acordo com a sazonalidade do vírus, conforme o Calendário de Vacinação da Criança.

Sobre a imunização: Desde que disponível, a vacina influenza QUADRIVALENTE é preferível à vacina influenza trivalente, por conferir maior cobertura das cepas circulantes. Na impossibilidade de uso da vacina QUADRIVALENTE, utilizar a vacina TRIVALENTE.

Haemophilus influenzae tipo b/Hib

Vacinar na idade cronológica, iniciando aos 2 meses de vida, conforme o Calendário de Vacinação da Criança.  

Sobre a imunização: O reforço da vacina Hib deve ser aplicado nessas crianças aos 15 meses de vida. O uso das vacinas combinadas a DTPa (DTPa-HB-VIP-Hib ou DTPa-VIP-Hib) são preferenciais, pois permitem a aplicação simultânea e se mostraram eficazes e seguras para os RNPTs.

Tríplice Bacteriana Acelular (Difteria, Tétano, Coqueluche/DTPa)

Vacinar na idade cronológica, iniciando aos 2 meses de vida, de acordo com o Calendário de Vacinação da Criança.

Sobre a imunização: Para RNs prematuros, hospitalizados ou não, utilizar preferencialmente vacinas acelulares. A utilização de vacinas acelulares reduz o risco de eventos adversos. Em prematuros extremos, considerar o uso de analgésicos/antitérmicos profiláticos com o intuito de reduzir a ocorrência desses eventos, principalmente descompensação cardiovascular, apneia e convulsão.

­­­­­­­­­­­Meningocócicas

Vacinar na idade cronológica, iniciando aos 3 meses de vida de acordo com Calendário de Vacinação da Criança.

Sobre a imunização: Sempre que possível, preferir a vacina meningo ACWY no esquema básico ou nos reforços, na sua impossibilidade, utilizar a vacina meningocócica C conjugada. A fim de reduzir a frequência de eventos adversos, a vacina meningocócica B dever ser aplicada preferencialmente em separado das vacinas pneumocócicas e pertussis e deve –se considerar o uso de antitérmico profilático.

Nota: Sempre que possível, preferir vacinas combinadas, aplicações simultâneas na mesma visita. Eventos adversos significativos devem ser notificados no local onde foi feito vacinado.

Fonte: Calendários do Prematuro e da Criança/Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2018/2019 (com algumas modificações)

Desculpe, a área que você está acessando só está disponível em português.

Baixe nosso Aplicativo

Você está em:

Enviar instruções
por e-mail:

Enviar resultados
por e-mail: