Tudo que você precisa saber sobre a Covid-19

SAIBA MAIS SOBRE A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO NOSSO TESTE MOLECULAR

O EXAME CERTO NO MOMENTO CERTO

Conheça os métodos laboratoriais para detecção do coronavírus e agende seus exames:

TESTE MOLECULAR RT-PCR

Swab nasal (secreção de nasofaringe)

Avaliação:

Detecta a presença do vírus SARS-CoV-2 para diagnóstico da infecção ativa em pessoas com sintomas sugestivos em fase aguda.


Quem/quando deve fazer?

Pacientes com febre, tosse seca ou falta de ar. A coleta deve ser realizada até o 7º dia após o início dos sintomas.


Aceita convênio?

» Sim: Coleta domiciliar e unidades exclusivas.

» Não: Atendimento drive-thru.

Consulte a cobertura do seu plano de saúde.


Como realizar?

Coleta domiciliar, unidades exclusivas COVID-19 e drive-thru.


Recomendações:

» O exame requer apresentação do pedido médico;

» Para coletas domiciliares e empresariais, é necessário agendamento prévio;

» Não exige jejum ou quaisquer preparos especiais..



Escolha seu atendimento:


Drive-thru Domiciliar Unidades exclusivas

TESTE SOROLÓGICO IgM/IgG

Sangue venoso

Avaliação:

Detecta, por meio da coleta de sangue, anticorpos que se formam no sangue após a infecção ou contato com o vírus SARS-CoV-2.



Quem/quando deve fazer?

Pacientes que estão ou tiveram os sintomas de infecção (febre, tosse seca

ou falta de ar), ou contactantes de casos positivos (profissionais de saúde).

A coleta deve ser realizada a partir do 10º dia após o início dos sintomas.


Aceita convênio?

» Sim: Brasília (coleta domiciliar e em unidades exclusivas COVID-19)*

» Não: Demais regiões

*Consulte a cobertura do seu plano de saúde junto a operadora do serviço.


Como realizar?

Coleta domiciliar. unidades exclusivas COVID-19 e drive-thru.


Recomendações:

» O exame requer apresentação do pedido médico;

» Para coletas domiciliares e empresariais, é necessário agendamento prévio;

» Não exige jejum ou quaisquer preparos especiais..


Escolha seu atendimento:


Domiciliar Unidades exclusivas

UNIDADES EXCLUSIVAS PARA EXAMES DA COVID-19

As unidades estão preparadas para o controle do fluxo de pessoas, higienização, desinfecção e precaução de contato. Confira os pontos de coleta disponíveis em sua região:

ANÁPOLIS

Av. Divino Pai Eterno, com Rua 10, Vila Góis, Anápolis - Goiás

Horário: Segunda a sexta: 7h às 16h

Telefone: (62) 3098-7181


BRASÍLIA

Asa Norte: SCRN 708/709, Bloco D, Loja 11,

Horário: Segunda a sexta: 7h às 17h

Horário: Sábados e domingos: 7h às 16h

» Resultados RT-PCR: Até 2 dias úteis

» Resultados IgM/IgG: Até 1 dia útil

Telefone: (61) 3329-8000


Asa Norte: Edifício Med Center, SHLN, Bloco M, Lojas 96/120

Horário: Segunda a sexta: 7h às 17h

Horário: Sábados e domingos: 7h às 16h

» Resultados RT-PCR: Até 2 dias úteis

» Resultados IgM/IgG: Até 1 dia útil

Telefone: (61) 3329-8000


Asa Sul: Edifício Medical Center, SHLS 716, Loja 22

Horário: Segunda a sexta: 7h às 17h

Horário: Sábados e domingos: 7h às 16h

» Resultados RT-PCR: Até 2 dias úteis

» Resultados IgM/IgG: Até 1 dia útil

Telefone: (61) 3329-8000


Asa Sul: Edifício Via Brasil, SEPS 710/910, Conj. D, Loja 3, Térreo

Horário: Segunda a sexta: 7h às 17h

Horário: Sábados e domingos: 7h às 16h

» Resultados RT-PCR: Até 2 dias úteis

» Resultados IgM/IgG: Até 1 dia útil

Telefone: (61) 3329-8000


Ceilândia JK: QNL 30, Conjunto A, Lote 02, Loja 01

Horário: Segunda a sexta: 7h às 17h

Horário: Sábados e domingos: 7h às 16h

» Resultados RT-PCR: Até 2 dias úteis

» Resultados IgM/IgG: Até 1 dia útil

Telefone: (61) 3329-8000


Ceilândia Sul: QNM 17, Conjunto H, Lote 28, Loja 02, (em frente ao HRC),

Horário: Segunda a sexta: 7h às 17h

Horário: Sábados e domingos: 7h às 16h

» Resultados RT-PCR: Até 2 dias úteis

» Resultados IgM/IgG: Até 1 dia útil

Telefone: (61) 3329-80000


BRASÍLIA

Gama Leste: Setor Leste, Quadra 15, Lote 20, Comercial

Horário: Segunda a sexta: 7h às 17h

Horário: Sábados e domingos: 7h às 16h

» Resultados RT-PCR: Até 2 dias úteis

» Resultados IgM/IgG: Até 1 dia útil

Telefone: (61) 3329-8000


Sobradinho: Quadra 09, CL 04, Lojas 01 e 02

Horário: Segunda a sexta: 7h às 17h

Horário: Sábados e domingos: 7h às 16h

» Resultados RT-PCR: Até 2 dias úteis

» Resultados IgM/IgG: Até 1 dia útil

Telefone: (61) 3329-8000


BELÉM

Rua Bernal do Couto, nº 53

Telefone: (91) 3249-9090


BOA VISTA

Av. Ville Roy, nº 5.441, Centro

Horário: Segunda a sexta: 8h às 16h

Telefone: (95) 3623-1310


CAMPO GRANDE

Av. Ceará, Nº 1951, Vila Rica

Horário: Segunda a sexta: 7h às 15h

Telefone: (67) 3313-1820


CUIABÁ

Praça do Seminário, 229, Centro

Telefone: (65) 3901-4700



FLORIANÓPOLIS

Rua Miguel Daux, Coqueiros, Florianópolis - Santa Catarina

Horário: Segunda a sexta: 7h 30 às 16h 30

Telefone: (48) 3205-8000


FRANCA

Av. Paulo VI, nº 1.993

Horário: Segunda a sexta: 6h 30 às 15h30

Telefone: (16) 99176-3384


LONDRINA

Av. Maringá, nº 850 - Vitória (em frente ao restaurante Casarão)

Horário: Segunda a sexta: 7h às 16h

Telefone: (43) 3376-6400

MARINGÁ 

Av. Rio Branco, nº 228, Zona 05

Telefone: (44) 3218-5900


MANAUS

Av. Leonardo Malcher, Praça 14 de Janeiro, Manaus - Amazonas

Horário: Segunda a sexta: 7h às 16h

Telefone: (92) 2126-8000


Rua do Comércio II, Parque 10, Manaus - Amazonas

Horário: Segunda a sexta: 7h às 16h

Telefone: (92) 2126-8000 


Adrianópolis Rua São Luís, nº 60, Adrianópolis (ao lado do Espaço Le Lieu)

Horário: Segunda a sexta: das 8h às 16h

Sábado: das 8h às 12h

Telefone: (92) 2126-8000


RIBEIRÃO PRETO

Rua Wladimir Meirelles Ferreira, nº1430, Loja 05 - Itamarati Comercial, Jardim Botânico

Horário: Segunda a sexta: 6h às 17h


Telefone: (16) 3610-9451


SALVADOR

Av. D. João VI, nº 155, Brotas, Salvador – Bahia

Horário: Segunda a sexta: 6h 30 às 15h30

Telefone: (71) 3261-1314


SÃO CAETANO DO SUL 

Rua Oswaldo Cruz, 449

Telefone: (11) 4225-7177


SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Rua Albertino de Almeida, nº 10, Vila Industrial, Vila Industrial, São José dos Campos - São Paulo

Horário: Segunda a sexta: 7h às 15h

Telefone: (12) 2138-9500


UBERABA

Av. Guilherme Ferreira, nº 475, Centro

Horário: Segunda a sexta: 7h às 15h

Telefone: (34) 3334-9400


UBERLÂNDIA

Av. Noruega, nº 250 – Loja 2, Tibery, Uberlândia - Minas Gerais

Horário: Segunda a sexta: 6h 30 às 17h

Telefone: (34) 3292-2000

COMO SE PREVENIR

Lave as mãos com água e

sabão ou use álcool em gel.

Cubra o nariz e boca

ao espirrar ou tossir.

Evite aglomerações

e andar em público.

Não compartilhe

objetos pessoais.

PRINCIPAIS SINTOMAS



Os principais sintomas que diferenciam o novo coronavírus de um simples resfriado é a febre alta e a tosse seca, seguidas da falta de ar.


O paciente também pode lidar com uma congestão nasal, coriza, dor de garganta; além de sentir um cansaço excessivo, sem motivo aparente.

COMO SE TRANSMITE O NOVO CORONAVÍRUS

Pessoas circulando

normalmente.

Quarentena sem isolamento social.

 Pessoas fazendo distanciamento social.

Fonte: Washington Post




DIANTE DE UM CASO SUSPEITO, QUAL A ORIENTAÇÃO?

O paciente deve ser mantido em isolamento enquanto houver sinal e sintoma clínico, e deve ainda utilizar máscaras cirúrgicas a partir do momento da suspeita.


Essas são as recomendações atuais do Ministério da Saúde.



PERGUNTAS FREQUENTES

NOÇÕES BÁSICAS


- Manter a pessoa em ambiente restrito, com mínimo contato com outras pessoas do domicílio. Além disso, é importante manter o ambiente limpo e arejado constantemente. Os demais moradores devem evitar contato com talheres e roupas do paciente, que precisam ser higienizadas separadamente. Se houver idosos no mesmo local, considere remover a pessoa doente ou os idosos para um ambiente mais seguro.


O Ministério da Saúde recomenda a utilização de máscaras caseiras ao sair de casa com a finalidade de auxiliar o combate à propagação do vírus. A orientação é para que as máscaras cirúrgicas e N95 sejam de uso exclusivo dos profissionais de saúde, devido à escassez desses produtos em período de pandemia e à dificuldade que o Brasil enfrenta para a importação.
As máscaras NÃO protegem contra o novo coronavírus e são eficazes somente quando usadas em combinação com a limpeza frequente das mãos com água e sabão ou higienizadas com álcool em gel 70%. As máscaras devem ser amarradas atrás da cabeça, cobrir completamente nariz e boca e ficar rente à bochecha; e devem ser trocadas sempre que ficarem úmidas (em aproximadamente 2 horas). Após o uso, retire-as de trás para frente, descarte-as em local adequado e lave as mãos.


Nenhuma delas. Até o momento, não existe vitamina, terapia alternativa ou remédio licenciado capaz de evitar o contágio ou tratar a doença.


Não há vacina disponível até o momento. Estudos já estão em andamento.


Não. Os médicos tratam os sintomas para evitar o agravamento da doença e reduzir o desconforto.
Pacientes com desconforto respiratório precisam de internação e podem precisar de suporte em unidade de terapia intensiva.


Pacientes com suspeita de coronavírus devem seguir as recomendações médicas de isolamento e quarentena, bem como orientações de realização de teste. Elas podem ser impostas compulsoriamente, com base na Lei 13.979 e na Portaria 356/Min.da Saúde.


Ainda não é possível afirmar sobre o potencial de transmissão antes, durante ou depois do parto. Dos poucos relatos científicos sobre o coronavírus que causa COVID-19, nenhum dos recém-nascidos de mães doentes apresentaram o vírus – que não foi encontrado no líquido amniótico ou no leite materno.


Embora os estudos científicos na área sejam escassos e recentes, ainda não há relatos de transmissão do coronavírus através do leite materno. É importante o uso de máscaras e álcool gel 70%, além de discutir com o seu médico a melhor alternativa neste momento tão delicado.


Elas são tão vulneráveis quanto os adultos. Mas, até o momento, raramente adoecem. Apesar disso, segundo a OMS, não é possível afirmar categoricamente que estão protegidas. Portanto, é importante seguir medidas de prevenção recomendadas.


Caso sejam apenas um ou dois sintomas, sem problemas respiratórios, é melhor deixá-lo em casa e fazer o tratamento convencional, com analgésico ou antigripal. Hospitais devem ser evitados para não entrar em contato com potenciais infectados. Somente com sintomas mais graves, como falta de ar forte, é necessário procurar um médico.


A infecção por coronavírus pode, sim, desencadear um ataque de asma, segundo fundação de estudos sobre a doença no Reino Unido. A entidade recomenda o uso de inalador preventivo diário, como recomendado pelo médico particular, para evitar riscos.


· Os pacientes com câncer devem evitar contato com qualquer pessoa que tenha sintomas gripais e/ou que esteja em investigação para possível infecção pela COVID-19. Devem também evitar contato com pessoas que estejam chegando do exterior, com ou sem sintomas gripais. · Evitar ambientes fechados e principalmente aglomerações. · Evitar contato físico, como cumprimentar com beijos e abraços. · Visitas hospitalares devem se restringir àquelas estritamente necessárias. · Higienizar regularmente as mãos com álcool gel 70% por 20 a 30 segundos ou lavar com água e sabão por 40 a 60 segundos. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca. Cobrir com o antebraço o nariz e boca ao tossir ou espirrar.


· Não interrompa sob NENHUMA HIPÓTESE seu tratamento oncológico. Converse com seu médico sobre a melhor forma de você continuar realizando o seu tratamento sem correr riscos. · Caso apresente sintomas sugestivos de infecção pelo coronavírus, como febre, coriza, tosse seca e falta de ar, entrar em contato imediato com seu médico ou procurar um serviço de saúde.


Ainda não existem evidências nesse sentido.


Você deve restringir o contato com animais de estimação e outros animais enquanto estiver doente com a COVID-19, assim como faria com outras pessoas.


É considerada transmissão local quando a infecção ocorre no mesmo local de notificação. Ela indica que o vírus já circulou entre cidadãos daquele país. Já a transmissão comunitária é quando a doença se dissemina e o número de casos é tão alto que se torna impossível estabelecer as cadeias de transmissão de cada indivíduo.


TESTE MOLECULAR (RT-PCR)


A coleta é simples, realizada por meio de uma amostra de secreção nasal. Nossa equipe realiza o teste em hospitais (pacientes internados), coleta domiciliar, drive-thru* ou em unidades exclusivas COVID-19.
*Atendimento exclusivo para Brasília, Salvador, Campinas e Manaus.
As unidades dedicadas para coleta de exames para COVID, são totalmente preparadas para controle de fluxo de pessoas, higiene, desinfecção e precaução de contato.
Para realizar a coleta nas unidades exclusivas:

» É imprescindível levar pedido médico;
» É necessário ir até a unidade SABIN utilizando a própria máscara;
» Não é recomendado levar acompanhantes, para evitar aglomeração de pessoas no ambiente do laboratório, salvo casos de pessoas que necessitem de acompanhamento; Para realizar a coleta nas unidades exclusivas:


O exame para o coronavírus deve ser realizado apenas em pacientes com sintomas sugestivos (febre, tosse ou falta de ar), para diagnóstico da infecção em fase aguda. Ressalta-se, ainda, que a coleta deva ser realizada até o 7º dia após o início dos sintomas, mediante apresentação do pedido médico.


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu que este teste deve ser coberto pelos convênios. Existem negociações pontuais sendo realizadas entre prestadores de serviço e laboratórios, mas a maioria dos acordos já foram acertados. Então, boa parte dos indivíduos que possuem convênio vão conseguir fazer o exame do coronavírus por meio desse serviço. Evite tempo de espera na Central de Atendimento consultando com antecedência sua operadora de saúde sobre a cobertura deste exame.


Todos os laboratórios públicos e privados que detectarem casos devem ter seus resultados validados por laboratórios de referência determinados pelo Ministério da Saúde. O Sabin é um dos poucos laboratórios do país que possuem poder de validação.


Nos estágios iniciais da infecção (sem sintomas), é possível que o vírus não seja detectado. Contudo, um resultado negativo para amostras coletadas enquanto uma pessoa apresenta sintomas, provavelmente significa que o vírus COVID-19 não está causando a doença atual.

TESTE SOROLÓGICO (IGM/IGG)


O teste sorológico detecta anticorpos que se formam no sangue após uma infecção ou contato com o vírus SARS-CoV-2. Assim, o IgG e IgM são sorologias distintas que apontam se o paciente desenvolveu imunidade contra a doença. Para que o exame apresente efetividade, é necessário que seja realizado a partir do 10º dia, após apresentação dos sintomas. É importante ressaltar que a resposta imunológica depende de cada indivíduo.

Esse exame não deve ser utilizado como triagem de quadros respiratórios quanto à etiologia por SARS-CoV-2. A detecção do vírus em material de vias respiratórias, por RT-PCR permanece sendo o teste de escolha para o diagnóstico em pacientes sintomáticos na fase aguda.

A interpretação dos resultados deverá ser feita por um médico.


O teste sorológico pode ser realizado por quimioluminescência ou por imunocromotografia (teste rápido). As duas metodologias são consideradas IgM/IgG e ambas são realizadas por meio da coleta de sangue venoso.


Cabe ao médico responsável pelo seu atendimento escolher o método para o exame.


Os dois tipos de teste sorológico (quimioluminescência e imunocromotografia) são considerados IgM e IgG. Cabe ao médico responsável pelo seu atendimento escolher e indicar o método para o exame.


» Convênio:

• Distrito Federal
     Coleta domiciliar, em empresas e em unidades exclusivas COVID-19: Sim
     Consulte a cobertura do seu plano de saúde junto a operadora do serviço.

» Drive-thru: Não

• Demais regiões
     O exame é realizado somente na modalidade particular. Não aceita convênio, por enquanto.

» O custo pode variar conforme a modalidade de atendimento. Consulte os valores durante o agendamento do seu exame.


O exame é realizado somente com pedido médico em mãos, por meio da coleta de sangue venoso.

» Distrito Federal
O exame é feito por meio da coleta domiciliar, em empresas, no drive-thru e em unidades exclusivas:
      • 708 Norte
      • Med Center
      • Medical Center
      • Via Brasil
      • Ceilândia Sul (em frente ao HRC)
      • Ceilândia JK
      • Gama Leste
      • Sobradinho Qd.09

Essas unidades não atenderão outros exames, serão exclusivas para as coletas COVID-19.

» Demais regiões
      O exame é feito por meio da coleta domiciliar, em empresas, em unidades exclusivas e no drive-thru, para as regiões com esse serviço.
      Consulte a lista de unidades exclusivas COVID-19 disponíveis em sua região: http://www.sabin.com.br/coronavirus#rd-column-jvpa0w1g

      » O agendamento pode ser feito por meio da central de atendimento de sua região, via formulário do site sabin.com.br/agendamentos) ou através da nossa loja virtual (loja.sabin.com.br/).

      » O atendimento via drive-thru é realizado somente na modalidade particular e o agendamento pode ser feito via e-commerce: loja.sabin.com.br/


Consulte os prazos de entrega do resultado para a sua região.


O exame é realizado por meio da coleta de sangue venoso e não exige jejum ou quaisquer preparos especiais.


As unidades dedicadas para coleta de exames para COVID-19, são totalmente preparadas para controle de fluxo de pessoas, higiene, desinfecção e precaução de contato.

As unidades que estarão abertas para essa coleta são devidamente posicionadas para que o paciente tenha o menor contato possível com outras pessoas: unidades térreas e com estacionamento em frente.

Para realizar a coleta nas unidades exclusivas:
» É imprescindível levar pedido médico;
» É necessário ir até a unidade SABIN utilizando a própria máscara;
» Não levar acompanhante. No caso de menores de idade e idosos que necessitem de acompanhamento;
» No ato do exame, assinar termo de ciência sobre indicação e recomendação do exame.


INFORMAÇÕES SOBRE O EXAME

Por que o teste de coronavírus só pode ser realizado com pedido médico?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o teste deve ser realizado apenas por indivíduos sintomáticos que possuem indicação médica, tendo em vista o número limitado de kits disponíveis.


Portanto, pacientes que não passaram por um diagnóstico não devem solicitar o exame.

Por que o Sabin não realiza o teste molecular para detecção do coronavírus nas unidades de atendimento?

É importante ressaltar que a COVID-19 é uma doença transmitida principalmente por via oral, por via de gotículas ou contato mão a mão. É uma preocupação muito grande que indivíduos que têm suspeita de infecção por COVID-19 estejam circulando e estejam indo para ambientes fechados. Então, a nossa alternativa para isso é disponibilizar que nossa coleta vá até os pacientes em pronto-socorros ou enfermarias hospitalares, conforme solicitação médica.

Como e aonde é realizada a coleta?

A coleta é simples, realizada por meio de uma amostra de secreção nasal. Nossa equipe realiza o teste em hospitais ou local de preferência dos médicos.

O plano de saúde cobre o teste para o coronavírus?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu que este teste deve ser coberto pelos convênios. Existem negociações pontuais sendo realizadas entre prestadores de serviço e laboratórios, mas a maioria dos acordos já foram acertados. Então, boa parte dos indivíduos que possuem convênio vão conseguir fazer o exame do coronavírus por meio desse serviço. Evite tempo de espera na Central de Atendimento consultando com antecedência sua operadora de saúde sobre a cobertura deste exame.

Quem deve fazer o exame?

O exame para o coronavírus deve ser realizado apenas em pacientes sintomáticos, com pedido médico. Ressalta-se, ainda, que sua realização será priorizada para indivíduos que apresentarem sintomas graves de doença respiratória.