Notícias Científicas
18 de agosto de 2017

Cariótipo de Medula Óssea

Agora as análises de cariótipo em material aspirado de medula óssea são realizadas em Brasília. A nova equipe de Citogenética, coordenada pela Dra Déborah Afonso Cornélio, analisará os cromossomos, após cultivo celular e obtenção de bandas G, segundo as regras do ISCN 2016.  

É muito importante que, juntamente com a solicitação do exame, seja entregue o formulário preenchido, pois a indicação clínica auxilia a definir o melhor método de cultivo celular a ser utilizado. 

Das unidades Sabin do Distrito Federal, estamos recebendo os exames de medula óssea, aspirado coletado em heparina sódica, de segunda a sexta até as 16:00hs. Nós NÃO recebemos aos sábados, domingos e vésperas de feriados, entretanto casos urgentes e especiais podem ser atendidos com comunicação prévia ao Setor de Citogenética (ramal 3269).

Das unidades externas, estamos recebendo os exames de medula óssea, aspirado coletado em heparina sódica, de segunda a quinta até as 16:00hs. Nós NÃO recebemos material de unidades externas nas sextas, sábados, domingos e vésperas de feriados, entretanto casos urgentes e especiais podem ser atendidos com comunicação prévia ao Setor de Citogenética (ramal 3269).

Exame realizado na Sede Sabin Brasília - DF e equipe disponível para discussão de casos: resultados com maior agilidade e segurança.

*a análise em sangue periférico pode ser realizada em casos de doenças linfoproliferativas crônicas ou na presença de mais de 20% de células blásticas circulantes, quando a coleta do aspirado de medula óssea é difícil.

Desculpe, a área que você está acessando só está disponível em português.

Baixe nosso Aplicativo

Você está em:

Enviar instruções
por e-mail:

Enviar resultados
por e-mail: