O Sabin
12 de Fevereiro de 2019

Diagnóstico por imagem em Brasília

Sempre em busca de inovação, qualidade e excelência, o Sabin agora oferece aos brasilienses o serviço de diagnóstico por imagem.

Localizado nas unidades Vega (Asa Norte) e RA  (Hospital Anchieta - Taguatinga Norte), o serviço pode ser agendado por meio da central de atendimento (61 -3329-8000) e conta com o tradicional atendimento humanizado.

Confira o portfólio de exames:

ULTRASSONOGRAFIA

A ultrassonografia é um método de imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para caracterizar os tecidos de acordo com suas propriedades. Para isso o aparelho de ultrassonografia emite ondas sonoras e recebe de volta o eco originado por elas.  Essa tecnologia permite formar imagens em duas dimensões em tempo real e vai além disso conseguindo detectar a direção e a velocidade do sangue no interior de um vaso, através do modo Doppler.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Em termos simples, o aparelho de ressonância magnética consiste em um imã grande e potente gerando um campo magnético onde o paciente fica inserido. Um pulso de radiofrequência é então emitido pelo aparelho, gerando uma corrente elétrica que é captada e convertida em imagem por um computador conectado ao scanner. Com isso podem ser adquiridas imagens de qualquer parte do corpo em qualquer plano de corte.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

O aparelho de tomografia é capaz de escanear o paciente através de um feixe de raios-X que são emitidos por um tubo que gira ao redor do paciente e captados por detectores dispostos em fileiras posicionados diametralmente opostos ao tubo. De acordo com a densidade dos tecidos examinados uma quantidade maior ou menor de raios-X irá estimular os detectores. É nessa diferença de atenuação do feixe de radiação pelos tecidos que um computador conectado ao scanner se baseia para formar centenas de imagens do corpo do paciente.

RADIOGRAFIA DIGITAL                                                              

As radiografias digitais são obtidas através de um tubo de raios -X e um detector, que transforma os raios-x absorvidos em um sinal elétrico, que por sua vez é convertido em imagem digital por um computador.A partir disso ela pode ser impressa em um filme ou transferida para um dispositivo de mídia. Essa tecnologia elimina a necessidade de revelação das películas fazendo com que o processo seja mais rápido, diminui a possibilidade de erros e possibilita armazenamento das imagens como arquivos digitais.

DENSITOMETRIA ÓSSEA             

O aparelho de densitometria usa uma pequena quantidade de radição para medir a densidade mineral óssea (DMO). Os locais mais utilizados pra a análise são a coluna lombar e o fêmur proximal, porque são os locais onde ocorrem a maioria das fraturas osteoporóticas. Porém é possível adquirir imagens do corpo inteiro, dependendo da indicação do exame. Um outro uso da densitometria é para determinar a composição corporal, fornecendo informações precisas sobre a quantificação e a distribuição da gordura corporal. A dose de radiação utilizada é muito baixa, aproximadamente 10% da radiação utilizada em uma radiografia de tórax.              

MAMOGRAFIA DIGITAL              

O exame de mamografia funciona como uma radiografia digital dedicada ao exame das mamas. Está indicada sua realização ao menos uma vez por ano para todas as pacientes a partir dos 40 anos, podendo ser realizada em intervalos menores ou idade mais precoce em alguns casos. Geralmente são adquiridas 2 imagens de cada mama, podendo ser necessário em alguns casos aquisições complementares. Pode ser realizada também em homens quando indicada.

TOMOSSÍNTESE MAMÁRIA                                                                      

A Tomossíntese representa um avanço na avaliação por imagem das mamas. Os princípios básicos e o modo de realização são semelhantes aos da mamamografia, porém enquanto a mamografia gera imagens bidimensionais (2D), a tomossíntese é capaz de gerar imagens tridimensionais (3D), e decompor a imagem obtida finas fatias que podem ser analisadas uma a uma melhorando a acurácia do exame.      

Desculpe, a área que você está acessando só está disponível em português.

Baixe nosso Aplicativo

Você está em:

Enviar instruções
por e-mail:

Enviar resultados
por e-mail: