Notícias Científicas
29 de setembro de 2015

Avanços no Diagnóstico da Tuberculose

A tuberculose é uma doença endêmica no Brasil que pode comprometer vários órgãos e sistemas, em especial nos pacientes imunocomprometidos, nos quais há maior risco de formas graves e reativação da infecção.

O diagnóstico rápido e preciso é fundamental para evitar um desfecho desfavorável e o Laboratório Sabin disponibiliza duas novas tecnologias, o Quantiferon e o GeneXpert® MTB/RIF para diagnóstico de infecção latente e ativa, respectivamente, e busca auxiliar o médico na complementação diagnóstica e instituição precoce do tratamento adequado.

Na triagem de pacientes imunossuprimidos ou que irão se submeter à imunossupressão, o diagnóstico e tratamento da tuberculose latente é primordial para se evitar complicações. O Quantiferon® ou IGRA (Interferon Gama Release Assay) é um teste que permite o diagnóstico de tuberculose latente a partir da estimulação de linfócitos de memória. Realizado no sangue periférico, substitui o obsoleto PPD em um momento em que não há estoques de tuberculina no país.

Vantagens:

• Não apresenta reação cruzada pela vacinação com BCG

• Não tem efeito booster

• Tem alta sensibilidade em pacientes imunossuprimidos, nos quais o PPD muitas vezes apresenta falsonegativo.

• Tem alta especificidade, evitando tratamentos desnecessários por resultados falso-positivos do PPD.

• Visita única ao laboratório, evitando o transtorno do paciente ter que voltar ao laboratório para leitura.

• Técnica padronizada, com resultado objetivo, não observador-dependente.

GeneXpert® MTB/RIF detecta por meio de técnica de PCR o DNA do Mycobacterium tuberculosis, tem sensibilidade muito superior à baciloscopia clássica e vantagens com relação à cultura, como rapidez (resultado em poucas horas) e detecção em única reação da presença do M. tuberculosis e de resistência à rifampicina, droga chave no tratamento da infecção. Pode ser realizado em espécimes de escarro, lavado brônquico e aspirado traqueal. 

Foto

Dr. Alexandre Cunha
CRM 12881-DF

Médico Infectologista Consultor Médico do Laboratório Sabin.

Desculpe, a área que você está acessando só está disponível em português.

Baixe nosso Aplicativo

Você está em:

Enviar instruções
por e-mail:

Enviar resultados
por e-mail: